Sabe-se que não há fronteiras nítidas entre movimentos literários. Quando um movimento começa a entrar em decadência, ou se esvaziar, já outro medra e se desenvolve, e, muitas vezes, as duas correntes estéticas convivem por um bom tempo, não raro num mesmo autor, tanto na prosa quanto na poesia. Refletindo sobre isto, elabore um texto no qual você comente sobre os movimentos Realista e Naturalista.

Respuesta :

Answer:

Os movimentos literários naturalismo e realismo nasceram em meados do seculo XIX , na Europa.

Explanation:

O marco inicial do realismo foi a publicação da obra Madame Bovary, em 1857, de Gustave Flaubert, enquanto o naturalismo teve seu início com a publicação do romance Thèrése Raquin, de Émile Zola.

Os dois movimentos literários se contrapunham ao Romantismo. Eles buscavam resgatar o objetivismo e o detalhamento das obras. As duas escolas literárias negam a fuga da realidade, característica presente no romantismo, apontam falhas sociais, propõem mudanças de comportamentos humanos e das instituições. Ambos sugerem a representação fiel da realidade.

O realismo caracteriza-se por:  objetivismo, materialismo, narrativa lenta, adjetivos realistas, linguagem direta, subordinação do amor aos interesses sociais, humanização do herói, críticas aos valores burgueses e personagens com elaboração psicológica trabalhada. O maior expoente brasileiro foi Machado de Assis, com suas obras Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas.

O naturalismo caracteriza-se por: realismo exagerado, linguagem simples, regionalismo, sensualismo, erotismo, engajamento social, determinismo, ser humano é mostrado como animal, impessoalidade, harmonia e clareza na composição, objetivismo científico.  O principal autor brasileiro desse movimento foi Aluísio de Azevedo, com suas obras O Mulato e O cortiço.