Sabe-se que antigamente a gestão de qualidade era focada apenas no produto final, porém nos dias de hoje, com o mercado competitivo e globalizado, isso não basta. Todos os processos operacionais da sua empresa devem ser ligados a novas metodologias que garantem a satisfação dos clientes, afinal, o conceito de qualidade está diretamente ligado à sensação agradável dos seus consumidores, em relação ao produto ou serviço que a empresa oferece. A gestão de qualidade é um conjunto de técnicas com o objetivo de garantir níveis de excelência no produto e no serviço oferecido pela sua empresa, visando a satisfação total dos clientes. Para tanto, é necessário definir um planejamento, implementar um mecanismo de capacitação e métricas de mensuração para avaliar os processos e identificar eventuais falhas que diminuam o padrão de qualidade. Dessa forma, garante-se com mais precisão que o objetivo final e o nível de excelência da empresa, será alcançado naturalmente com o tempo. Assim, criar-se-á na organização, uma cultura de busca pela qualidade.

A análise abaixo feita por um consultor dos EUA, Zack Swinney, onde apresenta um estudo de caso para aplicação do 6 sigma:

Uma certa companhia de energia elétrica mede seu desempenho, com base no tempo de funcionamento da disponibilização de energia. Cada minuto potencial de atividade (energia disponível) é uma oportunidade, e cada minuto de parada (energia não-disponível) é um defeito aos olhos do cliente. Os dados são recolhidos continuamente, a capabilidade do processo é medida, e o rendimento também é calculado. A companhia de energia elétrica está satisfeita com seu desempenho atual (mas sempre procurando melhorar), e as necessidades dos clientes estão sendo atendidas. A companhia está buscando a total implementação da metodologia Seis Sigma em toda a organização, então seria apropriado calcular o sigma, pois, os processos da organização e entre fábricas poderiam ser comparados. Na medição das oportunidades e defeitos foram constatados no último ano:

Oportunidades: 525.600 minutos.

Defeitos: 500 minutos.


Fonte: Adaptado de QSP (2019)



Neste contexto suponha que você foi solicitado a calcular o sigma para essa companhia. Explique como você executaria cada um dos passos indicados abaixo para realização do cálculo:



1º Passo: Definir as oportunidades;

2º Passo: Definir os Defeitos;

3º Passo: Medir as Oportunidades e os Defeitos;

4º Passo: Calcular o Rendimento;

5º Passo: Pesquisar o Sigma dos Processos.